Copyright Impacto Coach 2018
 

Temas

Fique por dentro do Impacto

Que tipo de profissional VOCÊ É OU QUER SER na área ambiental ou de sustentabilidade?

Apesar das áreas ambiental e de sustentabilidade serem novas no mercado brasileiro, já encontramos muitos profissionais desconfortáveis com as atividades que exercem nas suas funções atuais. Esse é o resultado de uma falta de aderência entre os perfis pessoal e profissional dessas pessoas. Na verdade essas áreas são tão amplas e, ainda desconhecidas, que um profissional pode trabalhar em atividades extremamente burocráticas num escritório ou projetos em paraísos ecológicos. Nosso trabalho na IMPACTO é encontrar o ponto máximo de aderência entre o seu perfil pessoal e as áreas de trabalho do mercado ambiental e de sustentabilidade. Utilizamos uma metodologia exclusiva de Coaching de Impacto® baseada em estudos de mapeamento comportamental cruzados com análises de cargos e funções especificamente desenhadas para as áreas ambiental e de sustentabilidade.  Vamos discutir no nosso curso os principais cuidados que você precisa ter no momento de escolher a sua área de trabalho.

Onde estão as principais OPORTUNIDADES DE TRABALHO?

Segundo as estatísticas, a área ambiental oferecerá 25 milhões de oportunidades de trabalho no mundo até 2030. Com certeza estes dados nem consideraram as “variações da área ambiental” que se refletem no mercado da sustentabilidade, atualmente. Na verdade, as áreas ambiental e de sustentabilidade, apesar de terem objetivos preservacionistas similares, são bem diferentes nos seus enfoques conceituais. Então, com certeza, este número de oportunidades é ainda maior. Independentemente disso, no Brasil serão, no mínimo, 2.5 milhões de vagas ou oportunidades de trabalho neste período, segundo estas estatísticas. Agora, onde estão todas estas oportunidades no mercado brasileiro? A INSITE Ambiental, empresa associada da IMPACTO, pesquisa diariamente todas as vagas abertas através da sua área de GESTÃO DE CARREIRAS (www.insiteambiental.com.br/planos/) e ajuda profissionais em transição de carreira a encontrarem uma nova posição no mercado. Dessa forma, sabemos quais setores ou empresas estão buscando profissionais no mercado. No nosso curso, mostraremos as principais tendências de contratação nestes mercados.

Qual o FUTURO do mercado ambiental brasileiro nos próximos 10 anos?

Poucos mercados são tão dinâmicos como as áreas ambiental e de sustentabilidade. As razões são óbvias! A sobrevivência da espécie humana depende de ações em todos os níveis da sociedade que garantam a qualidade dos recursos naturais (ar, água, solo, etc). Dessa forma, neste minuto uma nova tecnologia ambiental está surgindo em algum lugar do mundo e deve impactar a nossa vida num futuro próximo. Neste curso vamos apresentar quais as principais tendências para os desenvolvimentos tecnológicos nas áreas ambiental e de sustentabilidade e qual o impacto destas nestes mercados.

Você vai conhecer as profissões do futuro na área ambiental.

Você sabe quantos CAMINHOS tem esse profissional no MERCADO?

Numa análise rápida do mercado percebemos que existem, no mínimo, 7 diferentes áreas de trabalho nos mercados ambiental e de sustentabilidade. O mais interessante é que estas áreas podem ser absolutamente distintas e com exigência profissionais e técnicas também muito específicas. É difícil imaginar que um profissional no início de sua carreira consiga identificar qual a sua verdadeira “vocação” neste mercado tão amplo. Este é o trabalho da IMPACTO. Oferecemos uma avaliação do seu perfil pessoal e profissional para ajudá-lo a encontrar o caminho que traga mais satisfação para a sua vida. Apresentamos, no nosso curso, as 7 áreas de trabalho que o mercado oferece e quais as principais atividades cotidianas associadas a estas.

Indústria, consultoria ou órgãos públicos?

As oportunidades de trabalho na área ambiental podem estar em segmentos do mercado muito distintos. Definitivamente, a maioria dos profissionais que estão entrando no mercado ambiental não conhecem, com detalhes, as diferenças nas atividades que estas áreas demandam. Pode não parecer, mas o perfil comportamental desse profissional está intimamente ligado ao sucesso dele nessas funções. O nosso trabalho na IMPACTO é identificar, na prática, em quais funções um perfil profissional será mais eficiente e se manterá motivado nesta posição. O nosso método exclusivo de Coaching de Impacto® busca oferecer uma vivência, o mais realista possível, aos profissionais que estão escolhendo a sua carreira no mercado ambiental e de sustentabilidade.

Analista de Sustentabilidade ou Analista Ambiental?

Você sabe a diferença entre um Analista Ambiental e um Analista de Sustentabilidade? A área ambiental, quando se consolidou no mercado mundial, abriu espaço para um enfoque menos técnico da área e mais voltado para as áreas social e financeira. Esta era a forma de encontrarmos uma linguagem comum a todos os setores da sociedade. Surgiu o tripé da sustentabilidade, conhecido como Triple Bottom Line (TBL) e o diálogo se ampliou. Discutimos em nosso curso, quais as consequências dessas mudanças e como os “novos profissionais” surgiram neste mercado.